pt en fr es

Conselho de Administração

Roberto Victor de Almeida

Presidente do Conselho de Administração

1941: Roberto António Victor Francisco de Almeida nasce em 5 de fevereiro em Ícolo e Bengo, Angola.
1960: Participa ativamente dos movimentos de libertação nacional contra o domínio colonial português.
1975-1992: Vários cargos no governo da República Popular de Angola, incluindo Vice-Ministro da Informação e Cultura e Ministro da Comunicação Social.
1992-2008: Presidente da Assembleia Nacional de Angola.
2008-Presente: Presidente do Conselho de Administração da Fundação Sagrada Esperança.

Escritor e Poeta: Publicou diversos livros de poesia e contos, incluindo “Espelho da Memória” (1979) e “Poemas de Combate” (1982).
Membro de Diversas Organizações: Membro da União dos Escritores Angolanos, da Academia Angolana de Letras e do Conselho Internacional de Estudos Africanos.

Prémios e Reconhecimentos:
1989: Prémio Nacional de Literatura Angolana por “Memórias da Travessia”.
2001: Ordem de Boavida do governo brasileiro.
2010: Doutor Honoris Causa pela Universidade Agostinho Neto.

Roberto Victor de Almeida é uma figura notável da história de Angola, tendo desempenhado um papel crucial na luta pela
independência do país e na construção da democracia angolana. A sua vasta experiência em diversos campos, incluindo política,
literatura e jornalismo, o torna uma referência importante para as novas gerações de angolanos.

João Manuel Bernardo

Administrador para a Área Cultural, Científica e Solidariedade