Cerca de 400 jovens, pertencentes a 20 organizações juvenis, participaram no dia 17 de Dezembro, em Luanda, de uma mega campanha de doação de sangue realizada simultaneamente em quatro unidades sanitárias de referência: Hospital Josina Machel (Maria Pia), Hospital Geral de Luanda, Maternidade Lucrécia Paim e Hospital Pediátrico David Bernardino.
A iniciativa, promovida pelo Conselho Provincial da Juventude de Luanda (CPJ) em parceria com a Fundação Sagrada Esperança (FSE), enquadrou-se na campanha “Havemos de Voltar” e teve como objetivo minimizar a escassez de sangue nos hospitais públicos e devolver o sorriso a milhares de famílias angolanas.
O acto central, no Hospital Josina Machel, contou com a presença do Secretário de Estado para a Saúde Pública, Dr. Carlos Pinto de Sousa, que destacou a importância de aumentar o número de dadores voluntários no país. Segundo o governante, Angola precisa de 300 mil dadores regulares por ano, sendo que atualmente o número ronda os 170 mil, maioritariamente familiares de doentes.
Para Carlos Pinto de Sousa, “a doação de sangue é um acto de amor e solidariedade, fundamental para salvar vidas”, apelando à continuidade da parceria entre o CPJ e a FSE.
O Secretário Provincial do CPJ, Alberto Dala “Baduna”, que também doou sangue, referiu que os jovens foram organizados em grupos de 100 por hospital, sublinhando o carácter solidário da campanha realizada em alusão ao Dia Mundial da Solidariedade Humana.
A Fundação Sagrada Esperança esteve representada pelo Administrador para a Área Social, Dr. João Manuel Bernardo, em representação do Presidente do Conselho de Administração, Dr. Roberto Victor de Almeida, reforçando o compromisso da instituição com iniciativas de responsabilidade social voltadas à saúde e ao bem-estar da população.

